sábado, 15 de outubro de 2011

1º Encontro de Formadores Municipais









Realizado no Hotel Novo Leste, na cidade de Senhor do Bonfim-BA, nos dias 2 e 3 de Agosto do corrente ano, o 1º Encontro de Formadores Municipais do Pacto pela Educação tinha por objetivos apresentar o Programa, implantar a Proposta didática - Alfabetizar letrando, apresentar os marcos teóricos norteadores da Proposta, orientar à organização didática do material e a sua utilização, além de vivenciar o planejamento das atividades alfabetizadores de acordo com a proposta pedagógica e orientar para o planejamento da formação dos professores alfabetizadores nos municípios, apresentando as estratégias de acompanhamento presencial e à distância. Tudo isso apresentado pelas Formadoras Estaduais Kátia Matteó e Railda Jesus.

A formação era específica para os formadores do Pólo 7, que estavam ansiosos para conhecer mais da proposta pedagógica e puderam fazer o levantamento de expectativas quanto ao programa e também compartilhar experiências vivenciadas em cada município. Fomos bem acolhidas e houve boa interação e entrosamento entre os professores e formadores e tivemos a oportunidade de apresentar dinâmicas e preparar uma aula que foi lá mesmo ministrada.

O destaque foi para a organização da sala ambiente com recursos e cartazes distribuído pelo programa e a produção do Cantinho da Leitura, com uma sugestão de utilizar uma "sapateira" para guardar os livros. Enfatizou-se, também, a importância da valorização de construção de Hipóteses de Leitura e Escrita dos educandos, na Proposta com diagnóstico do "Escrevendo do Seus Jeito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passou por aqui, deixe sua mensagem: