sábado, 15 de outubro de 2011

1º Encontro de Formação com Professores Alfabetizadores

Nosso primeiro encontro aconteceu na Escola Municipal Paulo Pachêco, em Sobradinho-BA, no dia 23 de Agosto do corrente ano, com as presenças da Secretária de Educação do Município, Edinalva Fernandes, da Coordenadora Municipal do Pacto, Givanice Fontes, das Formadoras do pacto, Nazaré Pinheiro e Joselha Pires, dos coordenadores pedagógicos e professores do 1º Ano do Ensino Fundamental I.

Mensagem:

Há escola que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

(Rubem Alves)
Com esta mensagem recepcionamos nossos professores e coordenadores, seguindo-se com uma apresentação de slides e, posteriormente, a Secretária de Educação, Edinalva Fernandes, agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância do encontro. Em seguida, houve a apresentação de dinâmica com a Professora Geanne Marques, envolvendo todos os presentes de forma lúdica e prazerosa. A coordenadora Municipal do Pacto, Givanice Fontes, apresentou o Pacto pela Educação aos professores, seguida da Proposta para Alfabetizar Letrando, feita pela Formadora Nazaré Pinheiro e da Organização Didática, com Joselha Pires.

A professora Regina Lúcia contribuiu fazendo a apresentação do primeiro dia da rotina didática, seguindo-se pela explanação da leitura da 1ª Etapa com os Objetivos Didáticos, realizada pela Professora Nazaré Pinheiro. Após o almoço, foi realizado o planejamento da 1ª semana, em grupos de professores e Formadores. Ao término, fez-se a socialização com todo o grupo e, por fim, a avaliação do encontro.

Vamos às fotos do Encontro:









 





Um comentário:

Passou por aqui, deixe sua mensagem: