domingo, 27 de novembro de 2011
4ª Formação em Senhor do Bonfim
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
2ª Formação de Professores Alfabetizadores
Escola Geraldo Silva |
Escola Maria Ribeiro |
Escola 24 de Fevereiro |
Escola Paulo Pacheco |
Escolas do Interior |
terça-feira, 15 de novembro de 2011
ideias de jogos para alfabetização
CARTAS DO BARALHO PARA SEREM RECORTADAS:
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Rir faz bem
O ratinho estava na toca e do lado de fora o gato:
-MIAU, MIAU, MIAU...
O tempo passava e ele ouvia:
-MIAU, MIAU, MIAU...
Depois de várias horas e já com muita fome o rato ouviu:
-AU! AU! AU!!!
Então ele deduziu: "Se tem cachorro lá fora, o gato foi embora".
Saiu disparado em busca de comida. Nem bem saiu da toca o gato CRAU!...
Inconformado, já na boca do gato perguntou:
- Pô gato!!! Que palhaçada é essa, você latindo???
E o gato respondeu:
- Meu filho, hoje nesse mundo "globalizado" quem não falar pelo menos dois idiomas.. MORRE DE FOME!!.
Sugestão de atividade (Sexta-feira)
- Construção de lista com nome dos animais. O professor registra no quadro o nome dos animais a medida que as crianças forem falando.
- Apresentar duas imagens para escrever o nome dos animais.
- Dos animais que aparecem na lista, escolha dois que podemos criar em casa e escreva no seu caderno.
- Leia as palavras. Escreva quantas vezes você abre a boca para falar
PALAVRA | QUANTAS SÍLABAS AO TODO? | QUAL PRIMEIRA SÍLABA? | QUAL ÚLTIMA SÍLABA? |
GALINHA | |||
JACARÉ | |||
PATO | |||
PAPAGAIO |
Rotina didática – Segunda-feira
sábado, 5 de novembro de 2011
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Proposta Pedagógica de Amália Simonetti
Alfabetizar letrando significa propiciar ao mesmo tempo a aquisição da leitura e escrita e a inserção na cultura escrita; é possibilitar ao aprendiz a compreensão do sistemaescrito em/no uso das práticas sociais, culturais de leitura, oralidade e escrita e dos procedimentos nelas envolvidos: os procedimentos do falante, do ouvinte, do leitor e do escritor.
Sociolinguística como Prática Social
de Linguagens Humanas
Alice no País das Maravilhas
A Lebre retrucou...
― “vejo o que como” não é a mesma coisa de “como o que vejo”...
― “gosto de tudo que tenho” não é a mesma coisa de “tenho tudo que gosto”...
― “respiro quando durmo” não é a mesma coisa de “durmo quando respiro”...
Psicolinguística – a psicogênese da língua escrita
Apropriação do sistema alfabético
Aprender a ler e escrever
Para a apropriação do sistema alfabético, é indiscutível a importância de se propor aos alunos atividades que provoquem reflexão metalinguística.
As atividades de análise fonológica para a reflexão da sonoridade/sílabas das palavras e as atividades de análise estrutural para a reflexão da composição das letras nas palavras.
Atividades de análise fonológicas para que ele compreenda que a escrita representa os sons das palavras...
Atividades de análise estrutural para que ele compreenda como a escrita representa.
ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA
MATERIAIS DIDÁTICOS PARA OS ALUNOS