Planejamento trava-línguas
BENEDITO BENTO BRITO BRÁS
PEDRO PAULO PEREIRA PRADO
PEDRO PONTES PEDROSA
RAMON RAMOS ROMÃO
ROSA ROSÁRIO RESENDE
VINÍCIUS VAZ VIEIRA VASCONCELOS
JOÃO JORGE JUNQUEIRA JÚNIOR
OBJETIVO: TRABALHAR A CONSCIÊNCIA DA PALAVRA.
TEMPO PARA GOSTA DE LER
Opção de cada professor
RODA DE LEITURA E ORALIDADE
Leitura de trava-língua p.31 (proposta) p.7 (caderno do aluno): BENEDITO BRÁS BRITO
1.MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS
· QUANTOS NOMES DE PESSOAS VOCÊS CONHECEM COM A LETRA B?
· E SOBRENOMES?
2.FAZER A LEITURA DO TRAVA-LÍNGUAS EXPOSTO EM CARTAZ (de maneira pausada)
LENDO E COMPREENDENDO
1. PERGUNTAR AOS ALUNOS SE NO TRAVA-LÍNGUA APARECEM NOMES CITADOS POR ELES.
2. O PROFESSOR FARÁ A LEITURA DE FORMA RÁPIDA PARA QUE OS ALUNOS PERCEBAM A SONORIDADE.
3. SOLICITAR A UM VOLUNTÁRIO UM NOME COM A LETRA J E PINTAR.
O PROFESSOR FARÁ A ANÁLISE ESTRUTURAL:
· QUAL A PRIMEIRA LETRA?
· QUANTAS LETRAS TÊM ESSA PALAVRA?
· QUANTAS VEZES ABRIMOS A BOCA PARA PRONUNCIÁ-LA?
SOB O COMANDO DO PROFESSOR, OS ALUNOS PINTARÃO NO CADERNO DE ATIVIDADES OS NOMES QUE APARECEM NO TRAVA-LÍNGUA.
TEMPO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA
OBJETIVO: COMPOR LINGUISTICAMENTE AS PALAVRAS QUE APARECEM NO TRAVA-LÍNGUA.
ESTRATÉGIA: COMPLETAR O ACRÓSTICO COM ALGUNS NOMES QUE APARECEM NO TRAVA-LÍNGUA.
PAULO/ JORGE/ BENEDITO/ RAMON/ JOÃO
ESTRATÉGIA: ESCREVER O ACRÓSTICO NA LOUSA, FAZER A CONSTRUÇÃO COLETIVA E PEDIR QUE CADA ALUNO FAÇA O REGISTRO EM SEU CADERNO.
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
ESCREVER DE ACORDO COM SUAS HIPÓTESES OS NOMES DE PESSOAS QUE APARECEM NO TRAVA-LÍNGUA.
ESTRATÉGIA: O ALUNO ESCOLHERÁ O NOME QUE MAIS GOSTOU NO TRAVA-LÍNGUA
Amei o blog muito bom
ResponderExcluirolá joselha e nazare, agraeço pelas ideias de trabalhar o pacto, estou com uma turma de terceiro ano e não temos material para trabalhar, pretendo acompanhar sempre seu blog para que possa fazer um bom trabalho com minha turma, aguardo outras postagens.parabéns!
ResponderExcluirParabéns,excelente trabalho.
ResponderExcluir