quarta-feira, 2 de maio de 2012

Jogo: “Qual é o meu nome?”



Rotina didática (Sexta-feira)

Tempo para gostar de lerHistória ou texto opcional (escolha do professor).


Leitura e oralidade – Antes da explicação do jogo, mostrar os envelopes com as gravuras às crianças e levantar questionamentos prévios das crianças sobre nomes de objetos, frutas, alimentos; Explorar a importância dos nomes das coisas, das pessoas, dos lugares; Enfatizar a importância da alimentação saudável.


Lendo e compreendendo – Explicar a lógica do jogo (serão divididos dois grupos na sala; um participante do primeiro grupo deverá iniciar o jogo abrindo o envelope e encontrando o nome respectivo à gravura, se a resposta estiver coerente marcará pontos, se não estiver deverá passará a vez para um integrante do outro grupo e assim sucessivamente até que acerte a associação nome X gravura). Em seguida iniciar o jogo com as crianças.


Aquisição da escrita – Após o término do jogo quando todos os nomes forem encontrados fazer com o grupão a análise estrutural das palavras em uma atividade escrita pedindo que destaquem letra inicial, letra final, quantas sílabas, quantas letras tem a palavra mostrada e/ou  pintando a palavra equivalente às gravuras.


Escrevendo do seu jeito – Pedir que as crianças listem cinco nomes correspondentes às gravuras apresentadas.



Boa diversão e aprendizado à todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passou por aqui, deixe sua mensagem: