Tempo para gostar de ler – História ou texto opcional (escolha do
professor).
Leitura e oralidade – Antes da explicação do jogo, mostrar os
envelopes com as gravuras às crianças e levantar questionamentos prévios das
crianças sobre nomes de objetos, frutas, alimentos; Explorar a importância dos nomes
das coisas, das pessoas, dos lugares; Enfatizar a importância da alimentação
saudável.
Lendo e compreendendo – Explicar a lógica do jogo (serão divididos
dois grupos na sala; um participante do primeiro grupo deverá iniciar o jogo
abrindo o envelope e encontrando o nome respectivo à gravura, se a resposta
estiver coerente marcará pontos, se não estiver deverá passará a vez para um
integrante do outro grupo e assim sucessivamente até que acerte a associação
nome X gravura). Em seguida iniciar o jogo com as crianças.
Aquisição da escrita – Após o término do jogo quando todos os
nomes forem encontrados fazer com o grupão a análise estrutural das palavras em
uma atividade escrita pedindo que destaquem letra inicial, letra final, quantas
sílabas, quantas letras
tem a palavra mostrada e/ou pintando a palavra equivalente às gravuras.
Escrevendo do seu jeito – Pedir que as crianças listem cinco nomes correspondentes
às gravuras apresentadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Passou por aqui, deixe sua mensagem: